Este blog foi criado para apoio e arquivo das aulas de Cidadania e Profissionalidade - área de competência dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Inclui vários documentos de trabalho bem como trabalhos de alunos da Escola Sec c/ 3º ciclo Ferreira Dias.
Nota: no rodapé do blog é possivel o download dos documentos em word.
- Formadora: Margarida Gomes

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Empreendedorismo social e casos de sucesso

Empreendedorismo Social

É possível ganhar dinheiro fazendo o bem no mundo?
A semana passada assisti ao SPIE UP’ 10, o evento anual de empreendedorismo organizado pelo Clube de Empreendedores do Universidade do Porto, e participei entre outros na sessão sobre “Empreendedorismo Social”.
Ouvi as histórias de quatro oradores, todos excelentes exemplos de iniciativas de empreendedorismo social:
Maria do Céu Conceição The Dhaka Project
Frederico Lucas Novos Povoadores
Miguel Alves Martins IES
Sara Moreira Moving Cause
Fiquei muito impressionado com a Maria do Céu que, enquanto trabalhava a tempo inteiro para a companhia aérea Emirates montou no seu tempo livro uma escola em Dhaka, Bangladesh. Agora, tirou 6 meses do emprego para montar um novo projecto e ver se consegue dedicar-se a tempo inteiro ao empreendedorismo social (vê o vídeo).
Todos os quatro oradores falaram em terem adaptado o seu estilo de vida, na maior parte com empregos bem pagos para ganhar bastante menos, mas em contrapartida com uma qualidade de vida muita enriquecida. Fazem aquilo que os apaixona e contribuem ao mesmo tempo para um mundo melhor.
O empreendedorismo social não é caridade. São negócios que usam princípios empreendedores com o objectivo de criar capital social. Como qualquer empreendedor, descobriram uma oportunidade e inventaram uma solução para satisfazer essa necessidade no mercado, nesse caso na área social. Este conceito não é incompatível com fazer lucro, mas geralmente o lucro é reinvestido em poder criar mais e melhores serviços.

Bons exemplos são o Grameen Bank, do Nobel Muhammad Yunus, a KIVA ou a Room to Read. Mais perto da casa temos por exemplo o Banco Alimentar e a AMI.
As dicas que estes empreendedores sociais deixaram? Começa, faz alguma coisa mesmo que seja pequena. Dedica-te inicialmente no tempo livre ou a part-time. Depois se funcionar, se gostares e se quiseres dedicar-te a tempo inteiro dá o salto. Vale a pena!


Como criar um negócio que ajude pessoas mas se mantenha economicamente viável?
Como conseguir um negócio sustentável sem perder de vista o impacto na sociedade? O segredo está nas parcerias. O que é, então, um empreendedor social? "Um empreendedor social pode criar lucro mas antes de o ter tem, na sua génese, a vontade de dar resposta a um problema social", explica Miguel Alves Martins, director executivo do IES. "Poder gerar algum tipo de mais valia financeira é óptimo, até para se conseguir alguma sustentabilidade, mas não é o objectivo principal. Na altura de tomar uma decisão estratégica, o empreendedor social pende para o impacto social".

Casos de sucesso

Livros infantis para todos
O projecto "4 Leituras" consiste na edição de livros adaptados para as diferentes necessidades especiais das crianças. A editora Cercica criou o primeiro livro universal, contendo quatro versões gráficas para uma mesma história, com um DVD em Língua Gestual Portuguesa, uma versão áudio e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação, e uma versão impressa em Braille.


Vida activa para deficientes
O Complexo de Serviços para a Comunidade, criado pelo CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, consiste num espaço onde funcionam empresas sociais como uma papelaria, lavandaria, reparação de calçado, reparação de electrodomésticos ou artes decorativas. Nesta iniciativa, pessoas com deficiência trabalham por conta própria e com autonomia.


Rugby ajuda na formação
A Escolinha de Rugby da Galiza, do ATL da Galiza da Santa Casa da Misericórdia, perto de Oeiras, visa a consolidação de um espaço de intervenção comunitária através do desporto, desenvolvido para a formação humana e desportiva de crianças e adolescentes fragilizados por ausência de estrutura familiar. Um modelo de sucesso que já foi aplicado em outras 12 instituições.


Jogos promovem vida saudável
No Espaço Vitamimos, a instalar na Quinta da Alagoa em Carcavelos, funcionará um Centro de Educação Alimentar onde se pretende dinamizar a educação e desenvolvimento dos mais novos, promovendo momentos divertidos e educativos, com o objectivo de intervir na prevenção da obesidade infanto-juvenil, através da promoção de estilos de vida saudáveis.


Reutilização de produtos
Através da iniciativa "Reutilização", o Centro Comunitário de Carcavelos espera promover um novo conceito de consumo de menor impacto ambiental através da recolha de todo o tipo de produtos e equipamentos que são canalizados para doação a famílias necessitadas; sem-abrigo e tóxico-dependentes; outras instituições; e revenda para a comunidade, a preços simbólicos.


Voluntariado no Parque do Alvão
Aqui temos uma solução que assenta na criação de uma bolsa de voluntariado que organiza acções no Parque Natural do Alvão, ao longo do ano, para públicos diversificados, com objectivos e trabalhos diferenciados, de acordo com as necessidades do próprio parque e com o acompanhamento científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).


Empréstimos na área da Saúde
Através de um sistema de empréstimo temporário de equipamento médico especializado, possibilita-se, com este projecto, a alocação destes equipamentos onde eles são realmente precisos e evitar o desperdício da não utilização do mesmo. Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com o Hospital de Vila Real e a Delegação de Sabrosa da Cruz Vermelha.


Produção local em exposição
A falta de iniciativa da população na produção local motivou a criação da Loja Eco, anexa ao Ecomuseu do Barroso, onde pequenos produtores e artesãos locais podem expor e comercializar os seus produtos. Paralelamente, esta iniciativa visa criar uma rede de parcerias com diversos tipos de organizações para a sustentabilidade da produção dos vários produtos oferecidos.


Atletismo contra abandono escolar
Criado para evitar comportamentos de crianças e jovens associados ao álcool, drogas e abandono escolar, o "Núcleo de Atletismo" consiste numa abordagem integrada ao desenvolvimento pessoal de crianças e jovens do Concelho de Sabrosa, procurando motivar o trabalho em equipa e a disciplina, através de uma maior atenção às crianças e jovens e suas famílias.

Agricultura integra deficientes
A "Oficina Agrícola" assenta no aproveitamento de uma área agrícola de meio hectare onde 12 utentes do CADAT - Centro de Apoio ao Deficiente do Alto Tâmega, com deficiência moderada ou ligeira, cultivam os mais variados produtos agrícolas e hortícolas. Esta actividade, inserida na terapia ocupacional do Centro, é orientada por uma engenheira agrónoma.



The story of Charity water


Fontes:
http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-casos-de-sucesso-no-empreendedorismo-social_113905.html
E também
http://www.empreendedorismopositivo.com/2010/05/empreendedorismo-social.html

Sem comentários:

Enviar um comentário