Este blog foi criado para apoio e arquivo das aulas de Cidadania e Profissionalidade - área de competência dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Inclui vários documentos de trabalho bem como trabalhos de alunos da Escola Sec c/ 3º ciclo Ferreira Dias.
Nota: no rodapé do blog é possivel o download dos documentos em word.
- Formadora: Margarida Gomes

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ética Profissional


Os Códigos de Ética Profissionais tem por objetivo estabelecer os princípios ético-morais pelos quais os profissionais devem seguir e aplicar. Eles regulam a actuação deles, sendo que cada profissão possui o seu código.

As leis de cada profissão são elaboradas com o objectivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional, mas há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que, independente de receber elogios, faz A COISA CERTA.


1.O que é Ética Profissional?
Toda a fase de formação profissional, a aprendizagem das competências e habilidades referentes à prática específica numa determinada área, deve incluir a reflexão acerca da ética profissional. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza o aspecto moral da chamada Ética Profissional, esta adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício.
Mas pode ser que você precise começar a trabalhar antes de estudar ou paralelamente aos estudos, e inicia uma actividade profissional sem completar os estudos ou em área que nunca estudou, aprendendo na prática. Isto não exime você da responsabilidade assumida ao iniciar esta actividade! O facto de uma pessoa trabalhar numa área que não escolheu livremente, o fato de “pegar o que apareceu” como emprego por precisar trabalhar, o facto de exercer actividade remunerada onde não pretende seguir carreira, não isenta da responsabilidade de pertencer, mesmo que temporariamente, a uma classe, e há deveres a cumprir. Um jovem que, por exemplo, exerce a actividade de caixa de supermercado durante o dia e, à noite, faz curso de programador de computadores, certamente estará pensando sobre seu futuro na outra profissão, mas deve sempre reflectir sobre sua prática actual.

2. Algumas perguntas sobre ética profissional
Como está cumprindo as suas responsabilidades, o que esperamde si , o que deve fazer, e como deve fazer, mesmo quando não há outra pessoa olhando ou conferindo?
Pode perguntar a si mesmo: Estou sendo bom profissional? Estou agindo adequadamente? Realizo correctamente minha actividade?
É fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as actividades que uma pessoa pode exercer.
Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a actividade é exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de um conjunto maior de Actividades que dependem do bom desempenho desta, bem como uma postura pró-ativa.
3. Ética Profissional: Pontos para sua reflexão:
Actualização, Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, corresponder à confiança que lhe é depositada...
Glock, RS, Goldim JR. Ética profissional é compromisso social. Mundo Jovem (PUCRS, Porto Alegre) 2003;XLI(335):2-3, .http://www.ufrgs.br/bioetica/eticprof.htm (adaptado)

Deontologia
O termo Deontologia surge das palavras gregas “déon, déontos” que significa dever e “lógos” que se traduz por discurso ou tratado. Sendo assim, a deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão. Existem inúmeros códigos de deontologia, sendo esta codificação da responsabilidade de associações ou ordens profissionais. Regra geral, os códigos deontológicos têm por base as grandes declarações universais e esforçam-se por traduzir o sentimento ético expresso nestas, adaptando-o, no entanto, às particularidades de cada país e de cada grupo profissional. Para além disso, estes códigos propõem sanções, segundo princípios e procedimentos explícitos, para os infractores do mesmo. Alguns códigos não apresentam funções normativas e vinculativas, oferecendo apenas uma função reguladora.


 

Deontologia profissional. Sites recomendados:

Sem comentários:

Enviar um comentário