Este blog foi criado para apoio e arquivo das aulas de Cidadania e Profissionalidade - área de competência dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Inclui vários documentos de trabalho bem como trabalhos de alunos da Escola Sec c/ 3º ciclo Ferreira Dias.
Nota: no rodapé do blog é possivel o download dos documentos em word.
- Formadora: Margarida Gomes

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Globalização

Os conceitos
O conceito globalização surgiu em meados da década de 1980, a qual vem substituir conceitos como internacionalização e transnacionalização.
O movimento de globalização ou mundialização da economia envolve, segundo a OCDE, três aspectos ou linhas distintas:
a) A internacionalização ou desenvolvimento dos fluxos de trocas entre países (em vez de dentro de um mesmo país) – como no caso das uvas e pêssegos espanhóis, com odor mas sem sabor, em substituição da tradicional e saborosa fruta portuguesa.
b) A transnacionalidade – na localização ou implantação de empresas e fluxos de investimento (deslocalização), dependente da liberdade de estabelecimento, e a procura de dimensão à escala mundial, dando lugar a um número e volume de fusões e aquisições sem precedente.
c) E a globalização, propriamente dita, que corresponde à criação ou desenvolvimento de redes mundiais de produção, distribuição e informação.


Globalização ou mundialização é a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, também denominado "aldeia global".
As notícias do mundo são divulgadas pelos jornais, rádio, TV, Internet e outros meios de comunicação. O mundo assistiu ao vivo e a cores em 11 de Setembro, ao atentado ao World Trade Center (as torres gémeas), à invasão americana ao Iraque, etc.
Com toda essa tecnologia ao serviço da humanidade, dá a impressão que o planeta terra ficou menor.
Podemos também observar que os bens de consumo, a moda, a medicina, enfim a vida do ser humano sofrem influência directa dessa tal Globalização.
Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vários países e exportam para outros. Também podemos observar a fusão de empresas. Tudo isto tem como objectivo baixar os custos de produção e aumentar a produtividade. Assim, produtos semelhantes são encontrados em qualquer parte do mundo.


A Globalização em qualquer momento do quotidiano 1
Você vai com os amigos comer um hamburger e beber Coca-Cola ao McDonald’s. Em seguida, vai ao cinema ver um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num autocarro Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips.
Na verdade, não há actividades que escapem aos efeitos da globalização do capitalismo no mundo. Quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse curto programa de algumas horas em apenas um dia.?


A Globalização em qualquer momento do quotidiano 2
Pergunta: Qual é a mais correcta definição de Globalização?
Resposta: A Morte da Princesa Diana ...
Pergunta: Por quê?
Resposta:
Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadiano, que usou medicamentos americanos. Este mail é enviado a ti por um português, usando tecnologia americana (Bill Gates) e provavelmente, estás a ler o mail num computador genérico que usa chips feitos emTaiwan com um monitor coreano montado por trabalhadores do Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em camiões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a ti por chineses, através de uma conexão paraguaia
Isto é, *GLOBALIZAÇÃO !!!*


A Globalização vista por Cavaco Silva
A globalização, ou mundialização como alguns preferem, traduz a crescente interligação e interdependência entre os países em resultado da liberalização dos fluxos internacionais de comércio, de capitais, de tecnologias e de informação e do aumento da mobilidade das pessoas que se têm vindo a verificar depois da 2ª guerra mundial.


Não é um processo novo. Nos finais do século XIX e princípios do século XX, verificou-se um movimento de integração económica internacional de proporções não menos fortes do que aquele a que se tem assistido nos últimos 50 anos. Chegou ao fim com a onda de nacionalismo e proteccionismo que varreu o globo no período 1914-1945.


São vários os factores impulsionadores da globalização de que hoje tanto se fala.
Por um lado, a redução das barreiras aos movimentos internacionais de mercadorias, serviços e capitais que tinham sido erguidas nos anos 30 e a diminuição substancial dos custos de transporte.


As transacções diárias nos mercados cambiais no mundo ultrapassam hoje 3 triliões de euros, trinta e cinco vezes mais do que no princípio dos anos 80.


Por outro lado, a globalização tem sido impulsionada pela redução dos custos de comunicação e difusão de informação e ideias, em resultado dos grandes avanços tecnológicos nos domínios das telecomunicações e informática, com destaque para a Internet.
Por exemplo, o preço de uma chamada telefónica de 3 minutos de Nova Iorque para Londres é hoje 160 vezes mais barato do que em 1960.

Anibal Cavaco Silva. Congresso Nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores.ACEGE. Centro Cultural de Belém. 20 de Setembro de 2002

Sem comentários:

Enviar um comentário