Este blog foi criado para apoio e arquivo das aulas de Cidadania e Profissionalidade - área de competência dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Inclui vários documentos de trabalho bem como trabalhos de alunos da Escola Sec c/ 3º ciclo Ferreira Dias.
Nota: no rodapé do blog é possivel o download dos documentos em word.
- Formadora: Margarida Gomes

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ética na internet e globalização do acesso à informação




INTERNET E GLOBALIZAÇÃO DO ACESSO À INFORMAÇÃO
A  Internet foi criada para suprir as necessidades do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que necessitava de uma rede de computadores que não podia ser destruída por bombardeios e que conseguia ligar pontos considerados estratégicos para o país. Criada nos anos 60, no auge da Guerra Fria, a internet é hoje um veículo indispensável às empresas e instituições. Para a globalização a internet é de grande importância, e interfere nas diferenças culturais e na forma de pensar das pessoas. Como todos os veículos que revolucionaram o sistema mundial, existem pontos negativos e positivos em seu uso. Pode acarretar um enriquecimento ou decadência da sociedade, depende do conteúdo que cada indivíduo encontra e se interessa na internet. Por ser um veículo instantâneo, de alcance mundial, descentralizado, interativo, flexível e que movimenta um número surpreendente de pessoas, a Internet vem sofrendo alguns problemas éticos desde o seu aparecimento.

Os três principais serviços disponíveis na internet relativos à disponibilização de informações são a troca de mensagens, a transferência de arquivos e o acesso a informações armazenadas na WWW (Web, World Wide Web ou teia).
O acesso a um grande número de informações disponível às pessoas, com ideias e culturas diferentes, pode influenciar o desenvolvimento moral e social das pessoas. A criação dessa rede beneficia em muito a globalização, mas também cria a interferência de informações entre culturas distintas, mudando assim a forma de pensar das pessoas. Isso pode acarretar tanto uma melhoria quanto um declínio dos conceitos da sociedade, tudo dependendo das informações existentes na Internet.
Essa praticidade em disseminar informações na Internet contribui para que as pessoas tenham o acesso a elas, sobre diversos assuntos e diferentes pontos de vista. Mas nem todas as informações encontradas na Internet podem ser verídicas. Existe uma grande força no termo "liberdade de expressão" quando se fala de Internet, e isso possibilita a qualquer indivíduo publicar informações ilusórias sobre algum assunto, prejudicando, assim, a consistência dos dados disponíveis na rede.


ÉTICA E INTERNET - CRIMES NO ESPAÇO CIBERNÉTICO

Os crimes mais usuais na rede são:
E-mails com arquivos anexados como ".exe", ".scr" ou qualquer outra extensão desconhecida,: o melhor a fazer é não abrir arquivos com qualquer extensão desconhecida;
• E-mails com pedidos de actualização de dados bancários e senhas
(phishing): os bancos costumam fazer essas actualizações na caixa electrónica ou nas próprias agências;
• E-mails que afirmam que o internauta esta numa “lista negra”;• E-mails que anunciam que o usuário foi contemplado com um prémio: para ganhar um prémio é necessário a participação na promoção.

Um dos problemas enfrentados no mundo cibernético são os crimes bancários e financeiros. O comportamento criminoso no mundo real é igualmente um comportamento criminoso na internet, as autoridades civis têm o dever e o direito de fomentar as leis existentes em todos os contextos. Tudo que é falta de ética na vida real pode ser aplicado para a realidade virtual.São necessários novos regulamentos para abordar crimes específicos, praticados na Internet, como a disseminação de vírus de computador, o furto dos dados pessoais armazenados nos discos rígidos, e outros semelhantes.


Questões éticas no uso da Web

-Plágio
Apesar de ser bastante corriqueiro o hábito de copiar materiais existentes na internet essa prática é ilegal. O plagiador quase sempre copia na íntegra o material já existente, não checa suas informações para saber a veracidade dos textos ou das imagens e muitas vezes utiliza informações desactualizas. A internet pode ser uma grande fonte de pesquisa, mas para utilizá-la é necessário citar a fonte proposta e aperfeiçoar o que for utilizado. Essa é a única garantia de tornar a internet um veículo seguro e de credibilidade.
Um outro facto relevante sobre a Internet é o plágio, já que é muito comum as pessoas copiarem o material disponível. "O plagiador raramente melhora algo e, pior, não actualiza o material que copiou. O plagiador é um ente daninho que não colabora para deixar a Internet mais rica; ao contrário, gera cópias degradadas e desactualizadas de material que já existe, tornando mais difícil encontrar a informação completa e actual"Ao fazer uma cópia de um material da Internet, deve-se ter em vista um possível melhoramento do material, e, melhor, fazer citações sobre o verdadeiro autor, tentando-se, assim, ao máximo, transformar a Internet num meio seguro de informações.
Nesse consenso, o usuário da Internet deve ter um mínimo de ética, e tentar, sempre que possível, colaborar para o desenvolvimento da mesma. O usuário pode colaborar, tanto publicando informações úteis ou melhorando informações já existentes, quanto preservando a integridade desse conjunto. Ele deve ter em mente que algum dia precisará de informações e será lesado se essas informações forem ilusórias.



-Liberdade de expressão
-Divisão digital
Existe uma divisão digital que separa os grupos dentro (ou fora) da internet. A faixa etária dos internautas é um dos divisores de água no ciber espaço. A diferença entre pessoas “on-line” e “off-line” também está relacionada à educação. Também existe uma exclusão social ao acesso a internet às pessoas menos favorecidas economicamente. É necessário encontrar meios para que toda a população possa usufruir o espaço cibernético, suprir as necessidades relativas à informação on line e implantar serviços abrangentes, disponíveis gratuitamente. As instituições públicas têm a particular responsabilidade de criar e manter sites atualizados e de fácil acesso.
Negar o acesso à informação, pela internet ou outros veículos de comunicação, é uma forma de manipular o público mediante a desinformação e a propaganda. Impedir a liberdade de expressão e de opinião é uma afronta ao jornalismo honesto e admirável. Os regimes autoritários são absolutamente os piores agressores.

-Caixa de email cheia
A maioria dos e-mails existentes dentro uma caixa de entrada são de propagandas feitas para atingir um público que não apenas deixará de consumir tal produto como também cria uma imagem negativa do mesmo. A venda de mailing ou de dados sigilosos pela internet, sem a devida autorização dos seus destinatários, é antiético e um abuso da propaganda.

Sem comentários:

Enviar um comentário