Este blog foi criado para apoio e arquivo das aulas de Cidadania e Profissionalidade - área de competência dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Inclui vários documentos de trabalho bem como trabalhos de alunos da Escola Sec c/ 3º ciclo Ferreira Dias.
Nota: no rodapé do blog é possivel o download dos documentos em word.
- Formadora: Margarida Gomes

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Votar branco ou votar nulo

Jan 15 11

Votar branco e votar nulo nas Presidenciais 2011

escrito por Luís TorresA primeira coisa que precisa de saber sobre votar branco e votar nulo nas Presidenciais é que ambos não têm influência no apuramento do resultado destas eleições.
Se mesmo assim entender manifestar o seu voto por branco ou nulo, explicamos-lhe como deve fazer correctamente.
Considera-se os votos brancos, todos os boletins de voto que não têm nenhum tipo de marca escrita, seja uma cruz, um risco, uma assinatura ou um desenho.
Considera-se os votos nulos, todos aqueles que tenham uma cruz em mais do que um candidato, os que tiverem assinalado o voto numa candidatura que desistiu, os que incluam algum tipo de corte, rasura ou no qual tenha sido escrito qualquer tipo de letra ou palavra. No caso do voto antecipado são considerados votos nulos, todos os boletins que não cheguem nas condições legalmente previstas ou os envelopes não se encontrem correctamente fechados.
Os boletins de voto que tiverem uma cruz mal desenhada ou que saia fora do quadrado, não serão considerados nulos, desde que, não existam dúvidas do candidato que o eleitor escolheu. Veja a imagem abaixo com exemplos de votos válidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário